Sobre o netbook da Apple

Porque penso que a Apple está a preparar um netbook?
Mas antes vamos tirar umas coisas do caminho.
O óbvio:
- O iPhone por mais que se queria não é um computador.
- O iPod Touch também não.
Uma tarde de upgrades ao Macbook
O meu MAC não arranca!!!
Preparando-se para o Leopard
Macbook Air…
Agora que já nos livramos deste fantasma vamos ao que interessa. O mercado está doido com computadores que fiquem abaixo dos 500 dólares. É o novo nicho onde todos querem ter um computador. E lembre-se que própria apple quando inventou o Mac Mini o catalogava como o mac de $500, sendo que depois acabou por ter que esquecer esta parangona. No entanto no mercado sub 500 o que é que apple tem? no momento tem o iPhone (que não é um computador) e tem a apple TV que é apenas um media center mas que se for hackado pode ser transformado num computador, assim…
O computador completo (à saída de fábrica) mais barato da Apple é o o iMac, que custa $1199 e que não é um portátil (o mini custa $599 mas não está completo porque precisa de monitor, teclado e rato o que faz subir o preço pelo menos uns $200).
O portátil mais barato da apple é macbook cujo preço começa nos $1099.
Depois destes dados todos… vamos à parte dos rumores e das especulações:
Há muito tempo que os utilizadores Mac desejam algo mais pequeno que o Macbook e muitos tem saudades do 12”. Ainda para mais se for o Powerbook em alumínio. A linha “pro” actual começa nos 15” e há certamente utilizadores que não gostam do toque do policarbonato do actual macbook. Tem surgido rumores de que a Apple se prepara para, na próxima actualização de processadores da Intel (Os Montevina), fazer também uma actualização à caixa dos Macbook passando-os a uma caixa de alumínio como os “pro” e fazendo as linhas dos “pro” aproximarem-se das do “air”.
Para além disto há os rumores dos contentores que a apple importou como “computadores eléctricos” em oposição aos outros computadores, aqueles manuais, como o ábaco. O que serão estes contentores? iPhones? Podem ser, mas há também quem diga pelas características das caixas (14Kg) que pode ser outra coisa, nomeadamente computadores novos. Lembrando-me de umas fotos de há 1 ano da distribuição de Macbooks as caixas de distribuição aos fornecedores trazem cada uma 5 macbooks. Ora fazendo as contas dá 14 / 5 = 2.8 Kg o que parece indicar, depois de tirar o acessório, uma máquina de aproximadamente 2 Kg. Ainda sendo demasiado para o tal netbook desejado, pode ser o peso certo para o tal netbook de 10” ou 12”.
Qual é o mal desta especulação? é que a surgir, este produto faria uma concorrência muito grande ao Air e a apple não iria acabar com este produto meses após o seu lançamento, ainda por cima estando a vender bem.
Assim eu penso que o próximo produto da Apple a lançar juntamente com o iPhone 3G (e aqui não prevejo mais que uma lavagem de cara) será o netbook de 10” 12”.
E agora claro, a conclusão…
Mas como já disse isto é uma impossibilidade e não vai acontecer!
Entretanto esperaremos pelo netbook da Dell. Aliás… entre a Dell e a HP vamos ver qual dos dois lança primeiro o seu netbook em Portugal.
Quanto à Apple? Vamos ter 3G, vamos ter .mac e pouco mais… se forem cuidadosos vendam as acções na 5a feira ou na 6a feira antes da Keynote e comprem após a queda subsequente. Mas não se guiem por mim, que isto pode ser tudo ao contrário.
Leia Também:

Mas porque é que alguém havia se pagar um balúrdio por um netbook da Apple quando já existem no mercado opções como os EeePC da Asus? Comprei recentemente um dos modelos desta gama e nem queria acreditar na velocidade com que consigo navegar na internet, e na qualidade do software incuído (tenho a versão Windons, mas penso que a do Linux ainda é mais barata?). Para quem aprecia o design e as cores, também existe em várias cores, incluindo branco. Só não vem com uma maçã gigante às costas, LOLOLO!!!! ¢
To luisfilioeus
Falta-lhe uma coisa funcamental. O OSX.
E já agora. o EeePC com linux não é mais barato. (deviam todos pedir o CD do Win pois está a ser pago).
:\
Eu também tenho um EeePC e estou muito contente, é mesmo rápido e levo-o para todo o lado (até é um bocado maltratado) mas até agora está a aguentar muito bem, já tive um machintosh com o OS e em um ano pifou… a todos que defendem a Apple, o OS também tem bugs!!!
To sansão.
E alguém disse que não havia bugs no OSX.
Se tal fosse verdade não haveriam actualizações.
Qualquer máquina está sujeita a avariar. Mas se foi num ano tiveste direito a reparação ou máquina nova. Estava dentro da garantia.
Não vejo que para a utilização de um netbook tenha grande vantagem o OSX, com o Eee o arranque na net e navegação é quase imediata (dependendo da rede utilizada claro) e de facto o SSD torna-os bastante resistentes, o que num computador que se leva para todo o lado é uma grande vantagem.
Eu b estava a pensar comprar um netbook branquinho da asus até ver o novo S101… muito “mai lindo” k qualquer Mac e muito em conta para a máquina que é:
- Express Path para arranque e processamento verdadeiramente rápido
- excelente autonomia de bateria
- super hybrid engine
- SSD
- e… design muito à frente!!!
Para quem procura a melhor relação qualidade preço em netbooks… não dá para bater a qualidade de um EeePc , totalmente grátis. Vejam a promoção no site http://www.eeepc.com.pt