Fotografia: Lentes para a Nikon D5000

A Nikon D5000 é uma máquina DSLR da gama de entrada da Nikon. É barata, mas mesmo assim é capaz de excelentes resultados. Sendo da gama de entrada tem no entanto um problema: a falta de motor de AF no corpo que as irmãs mais velhas possuem. Assim, quando se trata de escolher um kit de lentes para a Nikon D5000 os utilizadores estão normalmente mais limitados. Atendendo ao panorama actual eis as minhas sugestões de lentes atendendo a que o utilizador de uma D5000 não quer estourar com o cartão de crédito.

Lentes para Nikon DX

Sigma AF 10–20 f4-5.6 DC HSM EX –  É a única lente não Nikon que recomendo. É daquelas lentes que ou se gosta ou se detesta. Uso-a principalmente por causa dos 10mm onde até há pouco não havia alternativas. A versão da Nikon é demasiado cara para quem quer fazer um conjunto equilibrado.

AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G – Apesar de preferir a 35mm f2.0D (que precisa de motor no corpo) esta f1.8 acabar por ser uma excelente solução (para além de acessível financeiramente) para as situações de pouca luz, algo que é imprescindível na bolsa de qualquer fotógrafo e muito útil na Nikon D5000

AF-S VR Zoom-Nikkor 70-300 f/4.5-5.6G IF-ED – Há o Zoom mais barato 55-200, mas este 70-300 é mais versátil por causa da zona tele. Para além do mais é leve o suficiente para ser transportada sempre connosco. Não chega aos calcanhares de um 80-200f2.8 ou 70-210f2.8 mas estas lentes também custam 3x mais.

E a fotografia macro?

Não inclui aqui nenhuma lente macro porque normalmente é uma área de especialidade, mas se realmente procura uma lente para fotografia macro então a nova AF-S DX Micro NIKKOR 85mm f/3.5G ED VR será a solução. No entanto há alternativas para fazer fotografia macro mais baratas, como a utilização de tubos de extensão ou aneis de inversão. Sendo uma área de especialidade é difícil justificar o seu custo para alguém que é um iniciado na fotografia.

O custo do pack.

Quem compra uma Nikon D5000 acaba por constatar mais cedo do que queria que o custo do corpo é a parcela pequena do investimento. As lentes são muitas vezes mais caras que corpo. Alternativas baratas não existem (pelo menos com a qualidade desejada) e uma possibilidade é comprar lentes em segunda mão. Há algumas lojas de material fotográfico em segunda mão onde podem encontrar preços mais interessantes.