A Lente Sigma AF 10-20mm f/4-5.6 DC-HSM EX é específica para o formato DX da Nikon! Embora possa ser montado em lentes full frame as fotografias vão sair com um círculo perto nos cantos, uma vez que a lente é específica para formato de sensores pequenos.
A utilidade desta lente é trazer ao formato DX uma lente equivalente 15mm-30mm. A abertura não é nada extraordinário, f4 nos 10mm, o que impede que esta lente seja utilizada com pouca luz (pós-por do sol ou noite), embora o facto de ser tão ampla permitir utilizar velocidades de obturador mais baixas.
A qualidade óptica da lente está a par com o que seria de esperar com uma lente tão extrema. Naturalmente não se aproxima de uma lente como a 105 Micro f4 mas os resultados dão uma visão do mundo como nenhuma outra consegue:
Ao contrário das lentes fisheye, esta Sigma 10-20 apresenta uma projecção rectilínea o que faz com que linhas rectas permaneçam rectas ao contrário do que acontece nas fisheyes.
No entanto noto que nos 10mm ela apresenta alguma distorção (encurvamento) nos cantos o que não permite colocar lá horizontes, por exemplo. A partir dos 12 mm deixa de haver distorção.
É uma lente que se aprende a utilizar. Nestas distâncias focais quase nada do que se aprendeu é válido e para quem gostar efectivamente de fotografia Wide é o máximo que se consegue atingir.
[classificação: 4/5]
Outros artigos sobre fotografia:
- Se o arrependimento matasse: A AF-S 35mm f1.8 G é excelente
- Is the Canon EOS M5 a danger to Nikon?
- Leica Monochrome—Typ 246
- Photography in compact form – Mainly Ricoh
- What are f-stops? (with the help of processing.js)
- Convert a Panasonic DMC-FS3 to Infrared photography with slide film
- Henri Cartier-Bresson: The Decisive Moment
- E com a Nikon Df a fotografia dá um passo atrás