Guia Rápido para o desenvolvimento de aplicações para o iPhone

[ad#ad-2] Agora que a Apple reconheceu a borrada que o NDA do iPhone e iTouch é o caminho para o desenvolvimento de software parece simplificado não fosse o facto de não alterar muita coisa isto porque a Apple deixa cair o NDA apenas para aplicações publicadas.

Como? São as aplicações que estão sob NDA? Ou são os Developers?

E segundo o comunicado da Apple as Aplicações que estiverem a ser desenvolvidas continuam sob NDA. Ou seja… se quiser programar para o iPhone ou iPod touch, você continua sob um NDA e portanto não vai poder discutir ideias com ninguém. O truque para dar a volta é seguir os seguintes passos:

  1. Não se inscreva no Apple Developer Connection. Não seja membro, não faça download de nada… (Peça o computador de um amigo emprestado e pirateie o software que precisar)

  2. Antes de se inscrever no ADC, você é livre de falar com o outros developers. Fale com aqueles que já tem aplicações na AppStore porque esses podem falar. Peça ajuda nessa altura, tire todas as dúvidas. Nesta altura pense na sua aplicação. Não queria fazer nada diferente. A sua primeira aplicação deve ser apenas algo tão banal como uma TODO List.

  3. Só quando tiver as dúvidas todas retiradas, e de preferência a aplicação a funcionar, é que se deve inscrever no ADC e pagar para poder ser um Developer para iPhone. Nesta altura você vai ficar sob um NDA e não vai poder voltar a falar.

  4. Submeta imediatamente a sua aplicação para esperar o menos tempo possível que ela seja aprovada (esta fase depende dos ventos do Olimpo Jobiano, e se você fez uma Todo List, parece que estas estão em moda agora no templo Apple e aprovação deve ser rápida)

  5. Meta uma mordaça na boca para não falar do assunto enquanto espera.

  6. Quando a Apple autorizar a sua aplicação então você volta a ficar livre do NDA e pode voltar a falar pelo que aí sim já poderá desenvolver a aplicação que pretendia inicialmente sem medo de da ira dos deuses Aplianos…