Nikon CX 1 – Um novo sistema para quê?

NOS ÚLTIMOS MESES todos estavam à espera do que a Nikon faria para entrar no mercado das máquinas com lentes intermutáveis sem espelho, as chamadas EVIL. A verdade é que o resultado não poderia ter sido mais … desinteressante.

A nikon decidiu-se por lançar um novo formato de censor a que vai chamar CX (Já tinha o FX(1.0X) e o DX(1.5X)). Este apresenta um crop de 2.7X e é por aqui que se percebe a tentativa da Nikon de posicionar este novo sistema. Por um lado não quer canibalizar de forma alguma o seu mercado DSLR DX de entrada de gama, onde os preços são bastante baixos. Mas isto não faz deste novor formato um sucesso imediato. Veja-se a concorrência

Durante muito tempo o formato M43 foi criticado por ter um crop de 2X que muitos achavam demasiado limitativo e surgiram recentemente sistemas baseados em sensores APS-C (~1.5X) como o caso da Fuji X100 ou da NEX-7 da Sony. Ora com estes sistemas no mercado, porque faria a Nikon uma máquina com um sensor tão pequeno? Parece-me que se tratou de uma decisão de design pouco clara e a menos que este sensor tenha um desempenho fantástico ao nível do ruído com ISOs altos não vejo grande futuro para esta linha. A Nikon precisa também de apresentar uma boa linha de lentes, algo que neste momento se resume a 3 lentes com aberturas ao nível de lentes de plástico. A pequena 10mm (27mm eq.) é apenas f2.8 quando aqui esperava pelo menos uma f2.0. Os Zooms são ainda pior. A Nikon é uma companhia de excelente vidro, e talvez a única razão para comprar uma máquina deste sistema seja mesmo o futuro adaptador F que vai permitir utilizar as lentes que um fotografo já tem em arsenal, muito embora o crop de 2,7X torne muito complicado a utilização de lentes wide.

Para finalizar… porque raio insistem as companhias em colocar o EVF por cima da lente? O EVF (ou visor óptico) deve ser colocado à esquerda no canto, ainda para mais em máquinas com um tamanho tão diminuto. Enfim… há que esperar pelos primeiros testes e reviews que devem ser “muito” interessantes.