Infelizmente há ainda muitas pessoas que não percebem muito bem o que é o RSS, mas felizmente temos assistido a melhorias graduais e principalmente por culpa de serviços como o Google Reader ou o Bloglines a sua utilização está a aumentar.
Uma forma de explicar para que serve o RSS é imaginar o serviço dos correios e a assinatura de revistas. Você gosta da revista, mas não lhe apetece ir à banca comprá-la todos os meses. Você assina a revista e ela é-lhe entregue todos os meses pontualmente na sua caixa de correio.
Ora isto é o RSS permite fazer para a era da internet. O site que costuma visitar é a revista. A sua caixa de correio é o programa leitor de RSS e a assinatura é.. naturalmente o ficheiro RSS distribuído pelos sites.
Desta forma sempre que há conteúdos novos em algum dos sites que você assina, o seu leitor de RSS automaticamente descarrega-os e você é notificado da existência de novidades. Pode ainda voltar aos sites, claro, como pode ir à banca do jornais e comprar a revista que já tem em casa ou até ver outras, mas depois de aderir à moda do RSS vai ver que não quer voltar atrás.
Experimente, não paga selo. Crie uma conta nos serviços acima e comece a adicionar feeds. O do Sixhat Pirate Parts está ali à direita no topo onde diz “Subscribe “