[ad#ad-1]Tenho uma relação de amor-ódio com o Java. A linguagem resolve alguns problemas do C++ mas por outro lado apresenta-se como “one solution fits all” o que por vezes é completamente overkill, fazendo com que cada vez mais developers fujam para outras linguagens.
Os rumores recentes de que a Sun Microsystems se tem oferecido para ser comprada por outras companhias deixa-me preocupado em relação ao futuro do Java. Não é natural uma companhia andar a pedir para ser comprada. Pelo menos não agoira nada de bom. A Sun tornou o java num produto open source, o OpenJDK está disponível. Tal é meritório, mas no entanto o projecto continua muito dependente do código produzido internamente pela Sun. Se a empresa for comprada os departamentos que serão imediatamente dispensados serão naturalmente aqueles que não trazem mais valias directas, e temo que o número de developers dedicados ao open source seja diminuído.
Depois o futuro do Java vai depender da muito vontade do comprador. Embora haja muitos developers Java, poucos estão dispostos a desenvolver a própria linguagem. Os rumores apontam a IBM como o principal candidato. Isto pode por um lado consolidar a posição da IBM em termos de Java, mas não sei até que ponto é que o Big Blue irá avante numa altura em que se encontra a reduzir pessoal. E provavelmente vamos todos ser obrigados a utilizar o eclipse…