a internet nos próximos 10 anos…

já imaginaram o que será a web daqui a 10 anos? não é preciso tanto. já imaginaram o que será a experiência de utilização do computador daqui a 2 anos? e já pensaram onde é que as empresas actuais estarão? façam um exercício comigo, atendendo às cotas de mercado actuais,

[ad#ad-1]daqui a 2 anos:

  • a microsoft participará nessa experiência com o browser (Internet Explorer em 2008)
  • a apple participará nessa experiência com o melhor local de vendas à distância (iTunes em 2008)
  • o google participará nessa experiência com o melhor sistema de pesquisas (google.com em 2008)

até aqui tudo bem… mas pensem no seguinte: daqui a 2 anos o google terá o sistema de pesquisas a funcionar no browser da microsoft para eventualmente enviar as pessoas que querem gastar dinheiro para a loja da apple.

algo está mal neste cenário. por algum motivo o google anunciou que está a desenvolver um browser chamado “chrome“.

por este triângulo, browser – pesquisa – loja, vai passar o futuro da internet (corrijo, vai passar o futuro do dinheiro da internet). é perfeitamente natural por isso que todos o queiram controlar.

a estratégia da microsoft foi começar pelo browser e agora procurar o sistema de pesquisas e o de vendas. a aquisição do yahoo tinha como objectivo o primeiro mas falhou. agora o google está a tentar entrar no território da microsoft com a produção de um browser. ainda é muito cedo para perceber se terá sucesso ou não, mas no entanto vai agitar as águas dos posicionamentos estratégicos das 3 empresas, porque embora a apple tenha a o sistema de vendas não pode deixar de entrar neste triângulo sob pena de ser encurralada para fatias muito pequenas de dinheiro. aliás foi por isso mesmo que a apple tentou entrar no mercado do browser expandindo a distribuição do safari para windows (com sucesso relativo, é claro)

até agora o que se tem visto é que cada uma das empresas quando tenta sair daquilo em que é especialista não tem conseguido o sucesso que esperaria. se o “chrome” do google efectivamente crescer então a apple que se cuide porque o passo seguinte para o google será acoplar ao “chrome” o tal sistema de vendas de produtos que possa suplantar o sistema da actual da apple.

update: se o meu raciocínio estiver minimamente correcto não esperem uma versão do “chrome” para mac ou linux nos próximos tempos. pelo raciocínio acima tal não é necessário.