Ainda os Feeds do Público

Os jornais não gostam de publicar os dados dos seu feeds, mas mesmo assim é possível saber algumas coisas interessantes. Por exemplo, recorrendo ao Google Reader e introduzindo a palavra Público na caixa de “Add subscription” obtém-se os seguintes dados para o número de subscritores da família de feeds do jornal Público:

20,238 – Publico.pt Última Hora 6,035 – Notícias Publico.PT 2,223 – Notícias Publico.PT 1,889 – Publico.pt Desporto 1,677 – Publico.pt Media e Tecnologia 1,341 – Publico.pt Cultura 1,100 – Publico.pt Economia 522 – Secção desporto do Jornal PÚBLICO 399 – Publico.pt Educação 393 – Publico.pt Internacional 387 – Publico.pt Digital 314 – Publico.pt Política 271 – Secção economia do Jornal PÚBLICO 253 – Publico.pt Sociedade 192 – Secção destaque do Jornal PÚBLICO 91 – Secção Local Lisboa do Jornal PÚBLICO

É curioso notar que há dois ou 3 casos em que há mais que um feed para o mesmo caderno do público, caso das Notícias Publico.PT, o que pode querer dizer que o sistema aceita subscrições de diferentes formas. Provavelmente nestes casos a soma dos dois será a melhor forma de contabilizar os subscritores. Subscritores do público Também curioso, por estes dados, é que os feeds gerais (Última hora e Notícias) representam 76% dos subscritores ou seja, 3 em cada 4, e que nenhum outro feed ultrapassa os 5% de subscritores. Outra curiosidade é a consequência de uma verdade absoluta neste meio. “Uma notícia depois de lida já não serve para nada” e assim não é de estranhar que o feed mais lido seja do Última Hora. Depois de lido… já não interessa e o importante é ler.

Ora isto é capaz de ser informação interessante para a concorrência e até para os próprios, agora não consigo perceber é porque é que não praticam uma política de transparência. Terão medo do quê?