A BBC apresenta uma história em como cientistas de Essex estão a estudar o cérebro humano na execução de tarefas comparando a utilização de ferramentas baseadas em Texto e em formatos visuais. Descobriram que quando utilizando ferramentas visuais (mind maps) o cérebro é mais produtivo utilizando menos 20% de recursos cognitivos.
Isto é um resultado expectável. A evolução natural do cérebro durante milhões de anos foi feita para potenciar aspectos visuais. Afinal a invenção da escrita tem pouco mais do 5000 anos e portanto toda a evolução natural do cérebro foi condicionada para aspectos visuais, quer na detecção de perigos, quer na identificação de plantas comestíveis, etc, etc… É também por isso que em questões de memória, a componente visual é muito forte. Lembramo-nos mais facilmente de um local onde estivemos, do que de uma passagem escrita num livro. Aliás, muitas técnicas de memorização utilizam imagens visuais como loci onde guardar o que pretendemos.
A questão que me assola na questão da visualização é perceber como podemos realmente desenvolver aplicações informáticas onde a componente visual seja preponderante para a compreensão dos problemas e não seja apenas mais de kitsch visual. As aplicações do tipo Mind Maps parecem ser ajudar, mas não são aplicáveis a todos os problemas que encontramos. Que outras soluções poderemos encontrar para sistemas baseados em texto como as notícias dos jornais ou os emails que nos assolam a inbox?