A empresa de cupertino decidiu comprar o fabricante de semicondutores P.A Semi. Ora isto é importante porque a empresa produz chips de muito baixo consumo o que poderá indicar que a Apple se prepara para utilizar este “in house” processador no futuro iPhone, em vez de ter que recorrer aos futuros processadores atom da Intel, que muitos apontavam como prováveis.
A meu ver isto é uma pedra no calçado da Intel que pode não gostar muito de saber que a Apple se prepara para afastar dos processadores de baixo consumo da Intel.
Por outro lado a incorporação do novo processador na família apple poderá permiti à apple oferecer algo exclusivo que não poderá ser imitado por outras companhias, mas só o futuro dirá o que vai na cabeça do CEO da Apple Steve Jobs.
Para além disso a PA Semi e a Apple já estiveram próximas no passado, na altura em que a Apple se preparava para abandonar os Power PC da IBM!
Como é que isto vai acabar? É sabido que a Apple gosta de exclusividade e isso é algo que a Intel não lhe vai dar. Por isso esta aquisição é a forma da Apple dizer que vai entrar no mercado da produção de processadores como fabricante e não como consumidor. Ora e agora? poderão os PASemi ficar-se pelos iPhones? Ou chegarão um dia também a substituir os processadores no desktop? (Lembre-se que era intenção da PASemi há uns anos construir um processador baseado em Power PC que fosse muito poupado e muito mais potente!) O tempo dirá.
via Forbes