No mundo do desenho por computador a Cintiq da Wacom é rainha com os seus tablet e caneta digitalizadoras. No entanto a Apple prepara-se para entrar no mercado dos tablet.
Com tanta certeza que parece haver sobre o o tablet da Apple na próxima semana há uma questão que me está a incomodar um pouco:
Vai o produto da Apple (o tal possível iSlate iPad) ter ou não ter um touchscreen com caneta? É que se for apenas para utilizar com os dedos é mesmo, a Apple estará a deixar de fora um mercado potêncial: O dos artistas plásticos, designers, e todos os que até agora utilizam as tablets da Wacom, nomeadamente as fabulosas Cintiq de 12″ e 21″. Atendendo a que as Cintiq custam $1000 e $2000 respectivamente, um Tablet com uma caneta poderá ser um sucesso e talvez uma boa razão para guardar uns cobres para um.
update: A Wacom continua com um grande vantagem nas suas tablet Cintiq, uma vez que continua a possuir tecnologia com múltiplos níveis de pressão nas canetas digitizliadoras e com tempos de resposta no desenho que os iPad não conseguem. Para além disso lançou recentemete novos modelos Cintiq (A Cintiq 24HD e a Cintiq 24HD Toucs são de fazer qualquer um sonhar por uma mesa de trabalho digital assim, mas para os menos afortunados exitem também a Cintiq 22HD e a “pequena” Cintiq 12WX).
Um dia os tablets incorporarão certamente tencologia para detectar os múltiplos níveis de pressão das canetas. Até lá os resultados do desenho digital são muito superiores com as Cintiq.