Ao 5 empate Bayern 2–Resto do mundo 0

O Português é um tipo teimoso, que é incapaz de mudar de rumo mesmo que na sua frente esteja um iceberg, e chama a essa teimosia “persistência”, “acreditar”, “fé”.

O Fernando Santos é um desses Portugueses. Tem uma fé inabalável numa forma de jogar que tem mostrado um futebol um tanto ou quanto chato, mas relativamente seguro. Bem seguro a defender, inócuo a atacar.

As mudanças a este sistema são sempre em pequenas etapas, em pequenos acidentes, fruto dos azares de uns, da revelação de outros.

Finalmente tivemos o Renato Sanches a titular e que titular. Aliás o Renato Sanches foi sem dúvida muito bom enquanto o vagabundeou pelo meio campo, antes do Fernando Santo o prender a médio direito neste 4-4-2.

O Quaresma é uma bela arma secreta, que sem ser secreta continua a dar um pouco de alma a uma selecção que deixou a inspiração no autocarro.

O Cristiano. COMO É POSSÍVEL FALHAR AQUELES DOIS GOLOS. Está claramente em baixa de forma e não fosse o peso que tem e a atenção que força os adversários a ter e seria relegado para o banco como o Moutinho. Moutinho que mais uma vez entrou e nada fez senão passes para o lado.

Os penalties! Marcamos cinco em cinco e o escalonamento foi uma das decisões mais acertadas dos últimos tempos. As crianças nervosas no princípio, os veteranos iceberg no fim. Claramente foi jogada de mestre percebe que o estado de ansiedade em que anda o CR7 não dava para ele marcar no fim.

E por falar nos penalties o Rui Patrício fez talvez o melhor jogo do Europeu — embora seja verdade que não teve nenhum jogo mau, até nos 3 golos Hungria esteve isento de culpas.

A Polónia poderia ter sido mais perigosa. Poderia, mas veio tarde. Esteve muito confiante que poderia ganhar nos penalties e andou a empatar o jogo durante muito tempo. Mas como se diz por cá “quem com ferro mata, com ferro morre”.

Bem, e agora faltam 2 jogos, que se formos teimosos, e somos, vão dar dois empates. Mas até lá o Fernando Santos provou que com 5 empates consegue-se estar entre as 4 melhores equipas da Europa. Se isto não é um sinal de alarme para a comissão de regras de futebol não sei não.