update: Actualizei alguns links de leitura obrigatória
Porque é que é preciso que a emenda 138 não seja retirada do Pacote Telecom:
Porque você gosta de fechar as cortinas de sua casa à noite para que não vejam o que faz dentro de sua casa.
Porque você não gosta que o fotografem quando anda na rua.
Porque você não quer que sigam os seus filhos quando os deixa na escola.
Quando alguém acha que você cometeu um crime, você quer que o acusem e apresentem provas em tribunal.
Surgiram hoje na imprensa notícias que uma associação de empresas quer efectivamente evitar a emenda 138. Essas empresas pretendem que a emenda 138 caia a fim de que você possa pura e simplesmente ser desligado da internet, sem acusação, julgamento ou condenação. Basta que essa associação faça 3 queixas contra si ao seu ISP.
[ad#ad-1]Cometeu um crime informático? Pirateou uma música? Não interessa… não vai ser preciso provar que o fez. Basta que eles digam que o fez e apresentar queixa. Se a emenda 138 não for aceite, não vai ser preciso um tribunal para que você seja condenado. A indústria do audiovisual vai tornar-se em polícia, juiz e executor.
Agora imagine o que vai ser tentar limpar o seu nome quando uma destas empresas o utilizar como exemplo e o colocar na praça pública como se fazia na idade média.
Voltaremos ao tempo dos pelourinhos e das chibatadas públicas. E tudo sem que você se possa defender.
Aos senhores das associações que se queixam que estão a perder vendas para a pirataria, talvez fosse boa altura para repensarem o que dizem. Talvez não estejam a perder vendas para a pirataria, mas antes para o chamado User Generated Content, os Youtbes, os Jamendos, os Podcasts, os Blogs. O tempo dos vossos clientes já não é passado a consumir só aquilo que vocês vendem. Há mais variedade e infelizmente para vocês, os clientes já perceberam que 90% dos vossos catálogos tem qualidade sofrível e inferior a muito do que se faz em distribuição livre. O vosso negócio está a definhar? Já pensaram que se calhar as pessoas não estão relmente interessadas naquilo que vocês querem vender?
Aos senhores da imprensa, que vergonha aquilo que vocês fizeram da cobertura desta matéria, provando mais uma vez que por omissão ou deturpação já pertencem ao passado.
MAPiNET – Movimento não cívico, movimento execrável
MAPiNET no Público de hoje ou onde está o outro lado?
Emenda 138: Tradução do template para envio aos MEPs portugueses