Há uma forma de fazer estatísticas que passa pelos famosos paineleiros… nunca fui adepto deste tipo de estatística porque todos os que as fazem se assumem como pretendentes a referência no mercado e mais ainda, únicos fiáveis.
Ainda para mais porque a criação deste tipo de painéis obriga a:
1º Chatear pessoal pelo telefone. (o que só por si obriga uma pessoa a ter telefone, os que não tem telefone não são paineleiros)
2º Instalar software de monitorização nos computadores das pessoas? Devem estar a gozar comigo. No meu computador ninguém toca. Porquê? Porque não confio em si, ponto final.
3ª Serão os paineleiros pagos para pertencer ao painel? Se sim que tipo de utilizador é que aceita? Ou será que os utilizadores nem sequer são informados e o software paineleiro funciona como rootkit?
Ora, o que eu gostava de perceber é como é que as empresas de estatísticas dizem ter numa amostra representativa quando obviamente as pessoas minimamente responsáveis pela utilização do seu computador se vão recusar a instalar qualquer software de monitorização? Vão as empresas que depois compram esses serviços perceber que afinal o tal mercado representativo é o chamado representativo para aquela amostra apenas?
Na internet, na vida e nos negócios, quando alguém se apregoa ter o sistema perfeito de referência do mercado normalmente quer dizer que já está ultrapassado. Da mesma forma como a utilização de palavras “Primeiro Isto”, o “Mais Completo” ou “Oficial”. Ninguém acredita neles, mas a verdade é que todos continuam a utilizar estes jargões.