Um dos factores que muito se tem falado tem a ver com o cansaço do jogadores. Será que vai ser um factor decisivo na final do Europeu? A verdade é que Portugal e França são muito semelhantes na utilização de jogadores neste Europeu 2016 (com algumas diferenças).
Portugal tem 3 jogadores com mais minutos nas pernas que a França — Cristiano Ronaldo, Rui Patrício e Nani — por fruto dos dois prolongamentos, mas entre as posições 4–10 of jogadores franceses tem mais minutos nas pernas. A partir daqui novamente Portugal volta a ter jogadores com mais minutos que a França.
A figura mostra que apesar dos dois prolongamentos há um gestão mais alargada dos minutos da selecção nacional. Em parte por causa das lesões e outra pela procura do Fernando Santos em encontrar um 11 estável. Moutinho começou e saiu, Renato entrou. Ricardo Carvalho deu o lugar ao José Fonte. E ainda há os casos dos laterais e dos trincos. Enfim, a selecção nacional foi sofrendo ao longo do europeu uma série de ajustes.
Por outro lado a França tem uma equipa mais regular, sendo que a rotação de jogadores não é tão pronunciada. Poderá ser uma vantagem para nós, mas a gestão dos minutos terá que ser bem feita, até porque o Cristiano e o Nani estão com muitos minutos nas pernas.
Já agora a grande surpresa desta análise é o Quaresma. O Mustang tem apenas 191 minutos e atrás dele só estão o Bruno Alves (90), o Éder (13) e o Rafa Silva (1). Dá que PENSAR! Talvez possa ser uma boa ARMA QUASE SECRETA para a Final.