iReadFast – Lendo mais depressa

iReadFast

Uma das tarefas que naturalmente qualquer investigador tem que fazer é ler muitos papers e livros técnicos. Nestes casos muitas vezes não há muito interesse na parte estética da escrita, sendo que a preocupação é a compreensão dos conteúdos. Assim naturalmente que a capacidade de ler documentos rapidamente é primordial. Há técnicas para melhorar a nossa capacidade de leitura e durante muito tempo várias foram sendo desenvolvidas. O próprio Kennedy defendeu que o “Speed Reading” devia ser mais ensinado e incentivou o seu staff a praticar para melhorar a velocidade de leitura de documentos.

Com o surgimento dos computadores muita da leitura passou a ser efectuada em ecrãs e não em papel. Num ecrã de computador a leitura não é tão celere como no papel, o que não quer dizer que não se possa obter bons resultados. Uma forma é a utilização de algum software que ajuda a aumentar a velocidade de leitura no ecrã.

Para Mac, o iReadFast é o meu favorito. Permite que qualquer texto seja quebrado em palavras e cada uma destas seja apresentada sequencialmente como se de um filme se tratasse. Estranho a princípio, permite que quando treinado, se atinjam velocidades muito mais altas de leitura. O princípio deste “filme” é o de evitar o tempo perdido pelos olhos a fazer o seguimento das linhas. Desta forma os olhos só tem que se concentrar nas palavras e a sequência transmite a semântica do conteúdo a ler.

Se por acaso preferir o Firefox também pode experimentar alguns plugins que fazem o mesmo para texto em websites:

RSVP

SpeedReader

Também existe um Bookmarklet do Spreeder para quem utilizar outros browsers (Safari, etc…), bastando seleccionar o texto e clicando no Bookmarklet na barra de navegação.

Seja qual for a forma/software escolhida/o, todos ajudam efectivamente a melhorar a velocidade de leitura passando-se rapidamente de 200/300 palavras por minuto para 500/600 (dependo dos textos, lingua, etc…).

Boas (e rápidas) leituras!