Manter-me focado no problema

Desde o primeiro dia do mestrado que naturalmente ando entusiasmado com o mesmo, acordo a pensar nele, passo o dia a pensar nele e quando chego à cama, bem, tento não pensar muito nele para bem do meu casamento.

Contudo há sempre coisas que nos distraem do mesmo, seja o trabalho, os amigos, os blogs ou o iPhone (tinha que meter isto aqui). Para evitar tais distracções, comecei a tentar arranjar uma lista de soluções para me manter focado no problema.

O espaço

Pode parecer ridículo dizer que o espaço que nos rodeia tem de alguma forma estar organizado. Mas dentro da minha desorganização habitual conegui perceber que se as coisas não estiverem arrumadas, vão originar perca de dados e perca de motivação (é mais fácil fazer arrumações do que trabalhar num projecto). O primeiro passo para levar um projecto a bom termo é ter o espaço desse projecto organizado. Papelada para o lixo, papers para arquivadores, canetas, agrafos e afins para os respectivos recipientes. Gadgets, chaves, carteira, telemóvel e tabaco, nem vê-los perto da secretária de trabalho. Só atrapalham. Depois é necessário ter boa iluminação, de preferência indirecta. Se vai passar muitas horas nesse espaço a vista pode ressentir-se, causando fadiga e dores de cabeça. Se conseguir ter luz natural tanto melhor. De tempos a tempos é bom descansar a vista e focar qualquer coisas distante para que os músculos que seguram as órbitas relaxem também. Não está a pedir um esforço só ao cerebro, mas ao corpo todo.

Listas de tarefas

Como o trabalho que é preciso desenvolver nem sempre é linear, estando muitas vezes a trabalhar em diferentes projectos ao mesmo tempo, é necessário organizar uma lista de coisas a fazer para cada um desses projectos. Essas TODO lists podem ser coisas simples: um bloco de papel que esteja sempre em cima da mesa (desde que não seja utilizado para apontamentos ou rascunhos), uma marcação num calendário de parede. Ou podem ser coisas um pouco mais sofisticadas, como um PDA ou um programa de computador. Há ainda alternativas para quem passa o dia ligado à internet, que passam pela utilização do calendário do Google, ou então um serviço gratuito especializado em lista como o da TaDaList.com. O importante é que se tenha num repositório central todas as tarefas a efectuar onde se possam verificar quais as que colidem, as que estão em andamento e as que estão concluídas. Outro pormenor, depois terminar uma tarefa, não a apague, marque-a como concluída e deixe-a ficar mais uns dias na lista porque acontece muitas vezes precisar de a reabrir, para além de servir de motivação.

Manter a Inbox limpa

A caixa de correio é o maior inimigo da concentração. Está sempre repleta de emails que precisam, na nossa vontade de nos distrairmos, ser respondidos. A solução para que estes pedaços de comunicação não se transformem em sanguessugas do nosso tempo passa por mantermos a inbox limpa. Não é difícil, basta seguir algumas regras simples:

  1. Quando abre a Inbox comece por uma ponta e só pare na outra.
  2. Crie pastas de Arquivo por temas: Amigos, Piadas, Trabalho, Mestrado, etc conforme as suas necessidades e crie duas pastas especiais: Urgentes e Adiadas
  3. Ao percorrer o seu inbox só responda aos emails que conseguir responder em duas frases. Depois de responder, mova esses emails para a pasta de Arquivo correspondente.
  4. As restantes mensagens que tiverem que ser respondidas mais longamente devem ser colocadas numa das duas pastas especiais. As urgentes serão respondidas em 24h, as adiadas… quando houve tempo. Quando responder mova-as para as pastas de arquivo apropriadas.
  5. O email é um ferramenta de trabalho, por isso aquelas coisas tipo dê sangue, desaparecido, anedotas do Herman devem ser imediatamente apagadas. Caso esteja afim destas coisas, não as leia agora, mova-as para uma pasta de Arquivo e quando puder (ou seja, nunca! se estiver a fazer um mestrado) volte lá.
  6. Se não tem um filtro de spam arranje um. O Thunderbird por exemplo tem essa funcionalidade. No princípio pode não ser perfeita, mas como você a vai ensinando com o tempo filtra quase todo o lixo que vem da internet.
  7. Se seguiu estes passos quando chegou à última mensagem deve ter a inbox vazia. Das primeiras vezes que seguir este procedimento poderá ter 5000 mensagens na inbox para tratar, mas vai ver que com o tempo ela vai-se manter limpa.

Organizar o tempo social

Com a necessidade de muita dedicação ao estudo e à investigação é natural que se sinta tentado a roubar tempo ao seu social. Eu sei que é assim porque acontece comigo. Não deixe. Naturalmente haverá menos tempo do que antigamente. Já não vai ser possível passar as tardes na esplanada com os amigos a contar anedotas e apanhar banhos de sol. Os encontros sociais terão que ser seleccionados. Procure não descurar aqueles que lhe estão mais perto, nomeadamente aqueles que mais estão empenhados consigo nos seus projectos. Tente manter uma calendarização dos seus projectos sempre presente, para não se comprometer passar um fim de semana fora logo naquele em que tem que fazer uma entrega de uma cadeira. A sua falta de organização poderá afectar o planeamento dos outros e é desagradável andar a dar negas sempre em cima da hora quando já todos contavam consigo. Mais vale planear adiantadamente e cumprir. Todos agradecerão.

Hobbies

Todos os projectos vão correr mal. Esta máxima está sempre presente. O investimento que fazemos é tão grande que por vezes ficaremos frustrados com os azares. Não se preocupe. Tenha um hobbie. Algo de que realmente verdadeiramente goste e que o faça esquecer por completo dos seus problemas. Não pense que tem que abdicar de tudo para se dedicar em exclusivo a uma tarefa, porque quando a tarefa correr mal fica sem suporte. Vá jogar squash, faça teatro, dance. E faça-o quando os seus projectos estiverem num beco sem saída. Arejar a cabeça pode mostrar-lhe uma perspectiva diferente quando voltar a debruçar-se sobre o problema.

Estas são algumas sugestões, que tento e nem sempre consigo cumprir. Se tiver mais sugestões ou truques que costume utilizar para se manter focado num projecto deixe um comentário. Certamente será útil para quem as ler.