Speculators have begun to zero in on another small member of Europe’s troubled monetary zone, highlighting the same economic flaw that brought Greece to the verge of insolvency: a chronically low savings rate that forces a reliance on the now-diminishing appetite of foreign investors to finance persistent deficits.in NYT
Há algum tempo falava de uma possível guerra civil na Europa por causa do bem mais importante do século XXI: a informação. No entanto o marasmo de ideias que é o sistema económico mundial poderá estar a preparar um futuro negro ainda antes da guerra da informação. Portugal parece estar à beira da catástrofe e sendo um dos membros mais fracos será dos primeiros a perder a corda, como se diz no atletismo.
Agora a parte positiva… esta história do NYT vem no seguimento do tipo do FMI que diz que Portugal é o próximo a pendurar as luvas. No entanto a Europa parece mais preocupada com outras coisas, mais vulcânicas. Em qualquer dos casos não me parece que tenhamos muito com que nos preocupar… o futuro não será simpático.