A parte mais preocupante da notícia do público desmentindo que o Ministro tivesse dito que quer que seja sobre a Pirataria ser boa para o progresso e globalização é a frase que a dada altura aparece:
“A pirataria transfere ilegitimamente para empresas distribuidoras o valor devido aos produtores e aos autores”
Isto é grave e preocupante. Então as empresas distribuidoras não tem a responsabilidade de pagar pelos contractos que celebram com os produtores e autores? O valor devido aos produtores e autores é o quê? Não é um valor de royalties estipulado por contrato sobre as vendas?
Ora a pirataria em si pode retirar possíveis receitas no final da cadeia de valor acrescentado. Com isso afecta distribuidores e autores porque uma cópia não vendida é um dinheiro não ganho por toda a cadeia de valor do produto. Ora a quem é que isto afecta mais? às distribuidoras ou aos autores?
Os autores seriam as grandes vítimas se fossem quem mais recebe na cadeia de valor, o que é mentira. Quem mais ganha são as distribuidoras pelo que serão elas as mais afectadas. Dizer que há uma transferência ilegitima do valor devido é ainda grave por assumir que cada cópia ilegal converter-se-ia numa venda caso não houvesse pirataria. Ora o valor devido é uma invenção para justificar brevemente algumas medidas “à la france”.