Se por um lado estamos contra a forma como a indústria da música NMPA quer cobrar dinheiro pela música, com o pretexto de que está a cobrar royalties para os autores, a última novidade de que a Apple ameaça fechar a a iTunes Store é a ridiculamente pateta.
Se é sabido que os músicos não ficam ricos com as vendas nestas lojas online, dá vontade de torcer para que o Copyright Royalty Board decida a favor das editorasNMPA só para ver se a Apple realmente tem coragem de fechar a loja de música… ia ser giro ver a Apple a fechar a sua Galinha dos Ovos de Ouro.
Lá teríamos todos que ir procurar os MP3 no Google ou então quem sabe até comprá-los no serviço de MP3 da Amazon…
update: O José Santos fez o reparo nos comentários, de que o Copyright Royalty Board vai decidir sobre um pedido da National Music Publishers’ Association. Aqui fica o reparo e as minhas desculpas pela incorrecção, embora continue a acreditar que o artista no final não verá muito mais dinheiro do que actualmente pela venda das suas obras. Aliás a NMPA é uma defensora por exemplo da utilização de DRM para controlar a execução da música e no seu site diz mesmo que a identificação electrónica da música é a única forma de conseguirem implementar um sistema de licenciamento de música, de monitorização de utilização (pasme-se! Imagine que agora queriam saber quantas vezes você tocava um vinil?) e de aplicação de permissões.