A Palm anda pelas ruas da amargura, mas ainda se pode aprender algumas coisas com a empresa. Uma delas pode ser uma indicação para o futuro da divisão móvel da Apple.
Enquanto o iPhone foi novidade e exclusivo, o preço de aquisição foi elevado. Primeiro $599 e depois $399. E quando houver mais que um iPhone? ou se o substituto não for tão apetecível?
Uma notícia recente mostrou que o Centro, o Smartphone da Palm que custa apenas $99, e que foi lançado há um ano, tem vindo a ganhar terreno no mercado dos Smartphones americano.
Isto mostra uma tendência, ou um nicho se preferirem, onde para além da qualidade intrínseca ou perceptível (tanto dá), o preço é também importante. Nem todos estão dispostos a pagar $400 por um smartphone.
Com a WWDC a aproximar-se a passos largos, vamos acima de tudo perceber qual é a estratégia da Apple neste mercado. Vai continuar a fazer iPhones dedicados apenas ao mercado todo de gama? Ou vai também levar o iPhone até mercados que tem outros requisitos criando um iPhone Nano?
Ao contrário do Desktop onde o OS X é exclusivo (mais ou menos) de computadores Apple e onde as suas funcionalidades não são possíveis de encontrar noutro hardware, nos smartphones cada vez mais começam a surgir aparelhos que oferecem touchscreens e prometem interactividade semelhante à do iPhone da Apple. A verdade é que ainda não estão lá, mas a Apple não tem como os impedir de desenvolver produtos com funcionalidades semelhantes.
No mercado dos telemóveis a Apple não é a primeira a chegar a categoria de negócios, mas antes está a tentar entrar no feudo de gigantes como a Nokia, que vende mais telemóveis por semana do que a Apple vende iPhones por ano. Assim poderá a Apple descurar a área dos Smartphones com custo de aquisição mais baixo? Penso que não e a WWDC vai dar indicações disso.
Ver também: Novo OS da Palm em 18 meses google android touchscreen Hype Season Novamente? FAQ do Pwn do iPhone / iTouch