Depois de uma campanha de promoção a lembrar a bela Olympus Pen (a máquina que utilizava metade do filme por cada foto), eis a nova encarnação da Olympus: a E-P1 ou também conhecida como Digital Pen.
Tal como a Pen dos anos 50 a 80, a Digital Pen tem um sensor que é metade de um sensor full frame, e permite a troca de lentes com o sistema M43 (Micro Four Thirds). A máquina traz de origem uma lente 14-42mm (28-84mm equivalentes), mas uma das lentes mais interessantes será sem dúvida a 17mm f2.8 fixa e a possibilidade de utilizar algumas das lentes do tipo M (Leica, Voightlander) como as 21mm que dará uma excelente companheira para esta máquina, ou quem sabe até a 12mm f5.6 através de um adaptador Leica M mount / M43. Ainda para mais a Olympus vai vender um adaptador OM / M43 permitindo utilizar as fantásticas lentes manuais do sistema OM na Pen…
Entretanto estou curioso quanto às primeiras reviews, pois esta pode bem tornar-se na primeira máquina compacta ao nível das DSLRs. A Olympus tem a capacidade, agora resta saber se efectivamente este modelo se veste da herança das Olympus Pen do passado.