Já muito se falou se a Apple proibia ou não o Opera por violação dos tão malfadados termos de serviço. Da apple estar a bloquear a inovação com regras cada vez mais apertadas sobre o que se pode ou não se pode e sobre como se pode ou não no iPhone OS 4.0. Apesar disto tudo…
finalmente a Apple “deixou” que o Opera fosse colocado na App Store para download dos utilizadores. O Opera é um browser de uma das companhias que mais inovou no campo dos browsers sem nunca ter o reconhecimento que se calhar merecia, talvez por culpa de um licenciamento shareware, nos primeiros anos de vida do browser, que em nada ajudou sua disseminação e adopção. Para além do mais são noruegueses…
Ora, indo ao que interessa, ainda não tive muito mais do que 30 minutos a brincar com ele. As diferenças para o Safari existem e podem ser lidas no iPhil ou na PC World, por exemplo. Aquilo que no entanto me interessa está no Opera em si…
A primeira coisa que se nota é a velocidade! Muito à custa das imagens passarem pelos servidores da Opera para serem redimensionadas, é certo, mas o resultado final é uma navegação que o Safari não consegue. A segunda é um redesenhar do sistema de navegação com o Find in Page, o modo Full Screen o Speed Dial ou as Tabs .. Features que mostram que o Opera, mesmo com alguns defeitos (Alguns layouts ficam estranhos, no mínimo, ou o Javascript que nem sempre funciona como se espera) é uma adição muito útil para o mundo dos Browsers móveis.
Se por um lado o Safari parece mais polido e acabado, o Opera oferece features interessantes e uma interface pensada para quem quer ter a navegação mais rápida possível com “tudo ali à mão”.
Qual dos dois vai ficar como browser no iPod? As resposta é os dois. Para já o Opera vai ter primazia por ser novo, por querer explorar a sua velocidade e para testar os seus limites. O safari ficará para as situações em que eventualmente o Opera não funcione. Em todo o caso a decisão final só terá tomada daqui a algum tempo… e mesmo aí se calhar continuarei a utilizar os dois…
Só falta mesmo é um Google Chrome para iPod/iPhone e um Firefox para iPod/iPhone. Aí sim, teríamos verdadeiramente opções…(Se a Microsoft quiser entrar na brincadeira, também não me importo…)