Optimizar o Parallels Desktop para correr Windows XP

[ad#ad-1]Ter uma companheira Arquitecta obriga a que o Windows ainda não tenha sido erradicado aqui de casa. Tudo por causa do Autocad. A solução que utilizamos passa pelo Parallels, só que a instalação “default” não é provavelmente uma das coisas mais performantes. Assim hoje estive a optimizar o Windows XP para melhorar os resultados.

Aqui ficam algumas dicas para optimizar o Windows XP no Parallels:

1.) Ao fazer a instalação criar um disco virtual com o tamanho final pretendido em vez de criar um que vá crescendo com o tempo. A alocação imediata do espaço permite ganhos de velocidade. Se tiver um disco pequeno esta opção pode ser passada à frente.

2.) Desligar todos os efeitos visuais do Windows. Escolher o tema clássico e colocar as preferências visuais para “Melhor Performance”

3.) Criar um segundo disco virtual mais pequeno (eu escolhi 2GB) na configuração da máquina virtual, antes de iniciar o Parallels Desktop. O Parallels permite que uma máquina virtual aceda a vários discos virtuais. Depois no Windows formata-se este disco, atribui-se-lhe uma letra (F: por exemplo) e coloca-se lá a Swap. Retira-se a swap do disco virtual de arranque.

Que outras estratégias é que vocês utilizam para optimizar a velocidade do Parallels com Windows XP? Já pensaram fazer instalações com o nLite ou com o XPLite? Os ganhos de desempenho são bons?