Pentax m43 e Sony EVIL – O mundo está no bom caminho…

Olympus µ mju:Zoom

O regresso das máquinas pequenas?

As máquinas DSLR são as sucessoras naturais das SLR mas nem todos estão dispostos a carregar peso extra e o inconveniente do volume que ocupam. A qualidade dos sensores de hoje em dia é tal que entre o deve e o haver há cada vez mais pessoas (eu incluido) a optar por máquinas mais pequenas*, compactas e portáteis, deixando as DSLRs para os malucos das máquinas voadoras e prós com déficit de…

Ora bem… há dois assuntos que me parecem muito interessantes no futuro próximo.

1) A Sony deve lançar a sua máquina com lentes intermutáveis sem espelho e sensor generoso brevemente. Atendendo à qualidade da linha Sony Alfa Full frame, pode ser um passo decisivo para a Sony. Em vez de tentar andar a bater Canons e Nikon no terreno destas… parece-me uma decisão sábia e inteligente (embora eu não vá comprar nada à Sony)

2) A Pentax pode ser a próxima a entrar no mercado do Micro 4/3 e juntar-se assim a Panasonic e Olympus. Ou seja… mais uma a perceber que maquinões de 800g não serão muito fáceis de vender e que um quase maquinão de 300g poderá ser muito mais interessante.

A lista de sistemas intermutáveis sem espelho começa a ficar interessante: Pany, Oly, Pentax, Sony, Ricoh… a segunda metade do ano vai ser muito boa.

  • (ainda no que diz respeito a máquina pequenas, no fds devo ter aqui um review a uma canon S90 que comprei para ela. As primeiras impressões são… UAU!)