Com o aproximar da CES é natural que comecem a surgir os detalhes dos produtos. Como a Fuji não lançou o câmara substituta da Fujifilm X100 (nem da X10) na Photokina para não roubar a atenção da Fuji XE-1, era de esperar que estes modelos fossem agora atualizados na Consumer Electronics Show.
A evolução do mercado e as designações adotadas pela Fuji merecem alguns comentários:
A Fuji X20 parece o novo modelo na linha natural da X10, mas o mesmo não aconteceu na produção de uma Fuji X200 como evolução da X100. O que aconteceu para que evolução da X100 se chame “apenas” X100S?
A meu ver a Fuji foi apanhada de surpresa pela Sony R1 com o seu sensor full-frame e esteve muito tempo a desenvolver as X-Pro1 e X-E1 que desleixou o desenvolvimento da X200. Assim a X100S será mais uma evolução do que um novo modelo. Espero que corrijam os problemas que afetavam a X100 (e que não a impediram de se tornar um sucesso de vendas).
Estou curioso em perceber que sensores é que a Fuji vai utilizar nestas duas máquinas. Se na Fuji X100s penso que teremos um sensor APS-C em torno dos 16-20 megapixeis, na Fuji X20 estou curioso quanto ao tamanho. Vai a Fuji manter um tamanho de sensor igual à X10 ou vai crescer o sensor para lutar de igual para igual com a Sony RX100 ou o sistema CX da Nikon que tem sensores de 1″?
Em todo o caso dia 7 de Janeiro as novidades devem ser todas reveladas e esta segunda geração da X100 poderá ainda vender mais que a primeira sem os problemas que a afetavam! Esperemos.