Recentemente tive que instalar o último Skype numa máquina Windows. Isto foi já depois dos famosos problemas de Setembro do Skype. Problemas esses que fizeram com que durante algum tempo não fosse possível fazer chamadas de e para o skype. A verdade é que mesmo depois do reboot mais famoso dos últimos tempos o serviço não ficou a funcionar como devia e o CEO do skype da empresa saiu. A ebay ficou com um gigante nas mãos e já reconheceu que o Skype é uma espécie de elefante branco.
Ora estava a dizer que tive que instalar o skype numa máquina Windows e para meu desagrado reparei numa aplicação parecida com a que está ali em cima. Fiquei assustado. Parecia o antigo ICQ com tanto separador e informação visual antes daquilo que verdadeiramente é importante para o utilizador regular: os contactos. Já a versão para Mac à direita é completamente limpa e até a versão para linux consegue não ser assim estupidamente obstruída.
O skype é ainda um dos serviços de Voip mais utilizados no mundo inteiro, contudo esta última versão é assustadora. Começo a compreender por isso porque é que o meu pai sempre que tenta fazer uma chamada passa meia hora a procurar o sitio onde fazer as chamadas ou onde juntar alguém em conferência. Já aconteceu mais que uma vez, mas até à data pensava que seria apenas por azelhice dele. Agora, comparando as versões dos Skypes parece que a versão Windows efectivamente tem um problema grave de usabilidade.