Apesar de muito orgulhosos a verdade é que o resto do mundo não está muito interessado em Portugal, para além do dinheiro da Tróica, do Ronaldo, e das praias quentes e cheias do Algarve!
Estive a olhar para o tráfego de pesquisas na Wikipedia (versão internacional em inglês) para tentar encontrar padrões e surpresa, surpresa, quase ninguém é procurado. O único que escapa à regra é o novo primeiro ministro (afinal ninguém o conhecia antes), mas o efeito nota-se que já está a desaparecer. Quanto aos outros? ninguém parece realmente interessado. Paulo Portas acompanhou o movimento do Pedro Passos Coelho por inerência do cargo, mas o presidente Cavaco Silva ou o ex-primeiro ministro José Socrates quase não tem tráfego para as suas páginas de Wikipedia internacional. Já o novo líder do PS nem página na Wikipedia tem… Os lideres dos partidos mais pequenos tem tráfego tão residual que nem vale a pena inclui-los no gráfico.
Enfim. Não há grande interesse internacional pela política portuguesa e muito provavelmente muito do tráfego que ali se vê diz respeito aos nossos corpos diplomáticos a tentar saber quem é que agora manda cá no burgo ou aos burocratas de Bruxelas a tentar descobrir para quem mandar as contas da tróica.
Somos pequeninos, anónimos e felizes!