Sondagens: e os partidos pequenos?

Depois de no último post ter mostrado a diferença entre os dois maiores partidos nacionais resta saber o que acontece também com os partidos mais pequenos, no caso CDS, BE e CDU. Nesta guerra da segunda liga da política nacional como é que as sondagens evoluíram ao longo dos últimos 18 meses? A figura seguinte, mostra os resultados da diferença entre CDS e (BE+CDU) ao longo dos últimos 18 meses.

Sondagens-21-abr-2011-cds-be-cdu

Daqui constata-se logo que a soma dos pequenos de esquerda é sempre superior ao pequeno de direita. No entanto as sondagens dão diferenças entre -2% e -13% (novamente com diferentes companhias a dar resultados muito diferentes).

O que surpreende é que o andamento destas sondagens parece andar em contra ciclo em relação às dos dois maiores partidos. Se a “viragem” à direita ou à esquerda fosse algo ideológico seria natural que o andamento das diferenças nos grandes partidos e nos pequenos partidos fosse semelhante. No entanto o que se verifica é exactamente o contrário. Quando o PSD tem vantagem sobre o PS parece antes verificar-se uma fuga de votos do PS para a CDU+BE e de alguma perda de votos do CDS para o PSD. E inversamente quando o PS está a melhor verifica-se o contrário (PSD a perder votos para o CDS e BE+CDU a perderem votos para o PS). Ou seja, não há verdadeiramente mudanças ideológicas.

Mas isto coloca outra questão? Qual é verdadeiramente a transferência de votos dos partidos mais pequenos para os maiores em cada ala do espectro político? Para responder a esta questão então vamos ver PS vs. (BE+CDU) e PSD vs. CDS

sondagens-dependencias-votos-esquerda-direita

Como se pode ver pelo gráfico acima a intenção de  voto no PS não parece tão correlacionada com a soma de intenções de voto no BE+CDU como o PSD com o CDS. Na direita as sondagens parecem mostrar que a votação do PSD está bastante acoplada ao voto no CDS sendo que quando o PSD tem mais intenções de voto o CDS é penalizado e vice versa.

Muitas outras questões se levantam… mas ficam para outra continuação.