Estive a ver as taxas aduaneiras que temos que pagar caso compremos alguma coisa fora do mercado único e só posso dizer que mais uma vez estamos perante um sistema fascinante.
Podem fazer download da tabela das taxas aduaneiras usualmente pagas para produtos comprados via internet em países não europeus (Leia-se EUA por causa do dólar barato).
Mas vamos lá ler alguns produtos deste guia fantástico:
Binóculos: 4,2% de Direitos Aduaneiros – IVA 21%
Câmaras de vídeo que possam gravar de uma fonte externa: 12,5% de DA e 21% de IVA Câmaras de vídeo que possam gravar apenas pela objectiva: 4,9% de DA e 21% de IVA Porque é que as primeiras pagam quase 3x mais? e porque é que as segundas pagam mais que uma máquina fotográfica digital (ver a seguir)? Qual é a tecnologia fundamental que as distingue?
Máquinas fotográficas de 35mm: 4,2% de DA e IVA de 21% Máquinas fotográficas Digitais: 0% de DA e IVA de 21%
Alguém percebe esta lógica? Porque é que uma máquina de 35mm paga DA?
Objectivas: Esta é hilariante. o DA é 6,7% ou 0% “conforme os casos” IVA é 21%! Conforme os casos? Qual é o critério? E porque é que há diferença entre objectivas e binóculos? Os binóculos para todos os efeitos tem duas objectivas…
A variedade das taxas aplicadas mostra acima de tudo que não há propriamente uma razão para estes valores. Há apenas o passar do tempo e a arbitrariedade que ao longo do tempo foi gerando valores para determinados tipos de produtos e que foram ficando.
Em todo o caso continua a compensar comprar nos EUA ao preço a que está o dólar, mesmo pagando esta tralhada toda. Mas mais uma vez mostra-se que vivemos num país de arbitrariedades incompreensíveis que servem apenas para sermos a chacota do estrangeiro, disso não há como fugir.