Ainda na febre dos microblogs e como o twitter via IM (Instant Messenger) parece não estar a funcionar muito bem, decidi experimentar alguns dos muitos clientes existentes Mac OS X para o Twitter.
Para quem não sabe, o Twitter é um serviço de micro-blogging e rede social. Cada utilizador vai colocando online coisas sobre o que faz, ou o que vê e pode entrar em conversas públicas. Aliás, discussões que se podem tornar muito interessantes.
Para além disso esta plataforma é excelente para por exemplo difundir os cabeçalhos das notícias do dia, como por exemplo com o Twitter do Jornal Público ou do Jornal Expresso. E para receber ler estas pequenas mensagens, pode-se ir às páginas das pessoas que estamos a seguir, receber as mensagens no telemóvel ou então utilizar algum tipo de cliente que nos permita estar a par do que se vai passando.
Há vários tipos de clientes e a escolha dependerá das funcionalidades e das nossas preferências, aqui está uma lista para quem utiliza Mac OS X:
Instant Messanging: Um processo elegante de actualizar o seu twitter. Se já tiver uma conta de Gmail, AIM ou ICQ basta adicionar este Bot à sua conta. Contudo o serviço nem sempre funciona bem pelo que desisti dele e optei por um dos clientes independentes que utilizam as APIs do Twitter.
Twitterrific: Este é o meu preferido e aquele que efectivamente utilizo. O aspecto clean, associado a shortcuts fáceis de utilizar tornam o twitterrific muito prático. Para além disso ficam como um pequeno ícone na barra de menus não sendo portanto um intruso na Dock.
MoodBlast: Este cliente é o verdadeiro canivete Suíço dos sistemas de micro-blogging. Permite gerir vários em simultâneo e suporta, para além do Twitter, o Facebook, o Jaiku, o Tumblr e o Yappd. Para além disso muda o estado das mensagens do Skype, iChat e do Adium. Como defeito tem que não é um cliente para acompanhar o que os nossos amigos andam a fazer, sendo bom apenas para actualizar uma série de serviços com a mesma mensagem de uma só vez.
Spaz: – Um cliente feito para correr no AIR da Adobe. Esta aplicação pode ser uma excelente montra para aqueles que querem perceber o que vai ser o futuro das WebApps. O AIR tem imensas potencialidades e o Spaz tem o look para agradar a qualquer utilizador Mac. Porém o ícone da aplicação é um show-stopper completo pelo que acabei por não utilizar este programa. Quanto a funcionalidades apresenta até mais do que as do Twitterrific, pelo que vale bem a pena experimentar.
Swallow: Escrito em Smalltalk, existe para várias plataformas. Open Source. Está ainda muito no princípio do seu desenvolvimento e por algum motivo falhou comigo.
TwitterPost: Freeware. Suporta o Growl e apresenta-se talvez como o cliente para MacOSX que mais se assemelha a uma aplicação nativa de Mac OS X.
Tweet: Twitter + QuickSilver. Para os Die Hard fans do QS esta solução pode ser o que faltava para aderirem ao Twitter.
Para além destes há ainda mais uma série de outros clientes. Entre eles pode sempre encontrar aquele(s) que melhor lhe convier:
Celly Twidget Twidgit Twitterlex TikiRobot Twitteromatic iChat Status to Twitter iTunes to Twitter Visionary Saver PhotoTwitter
Já agora o meu Twitter é sixhat caso depois disto pretenda seguir o que eu vou dizendo.