Desde ontem que estou sem um monitor no meu Ubuntu. Felizmente tinha activado o servidor SSH pelo que sempre posso fazer as coisas via SSH. Mas quando o meu velho Nokia decide morrer sem avisar, aprende-se que em qualquer computador o importante é sempre pensar adiantado.
Como estou a correr o Feisty quase todos os dia é necessário fazer updates ao computador para andarmos sempre em cima do acontecimento. Uma forma de fazer os updates automaticamente é criar um script que depois é colocado num cronjob:
Assim criei um ficheiro autoupdt com a seguinte informação
#!/bin/bash apt-get update apt-get dist-upgrade -y apt-get autoclean
Depois copiei este ficheiro para a pasta /etc/cron.daily/
mv autoupdt /etc/cron.daily/
e mudei-lhe as permissões para se tratar de um executável.
chmod +x /etc/cron.daily/autoupdt
Agora tudo está pronto… e os updates devem funcionar.
Uma pequena explicação do que cada linha do ficheiro autoupdt faz: 1 – Diz qual a shell que vai executar o script. Neste caso é a bash 2 – Sincroniza o índice de pacotes com a fontes dos repositórios 3 – Faz o download e upgrade de todos os pacotes em que haja versões novas no servidor. Também verifica as dependências dos pacotes para resolver problemas. O -y assume Yes em qualquer questão que seja preciso responder. 4 – Apaga os pacotes do repositório local que já não podem ser obtidos evitando que o repositório local cresça descomunalmente.
Ver ainda: