São muitos os fotógrafos excelentes que em momento algum fizeram da fotografia profissão e para quem a fotografia assumiu no seus dia-a-dia grande preponderância, revelado-se excelentes surpresas a sua descoberta.
Orlando Ribeiro foi uma das minhas últimas agradáveis surpresas. Ouvira falar do seu trabalho como grande geógrafo, mas desconhecia o seu talento para a fotografia. Tal mudou quando Ela me ofereceu um pequeno catálogo da exposição “Orlando Ribeiro – A Casa e o Mundo” que foi presente na Biblioteca Orlando Ribeiro em Telheiras.
O que me mais me intrigou de imediato neste catálogo foi que a 4ª ou 5ª foto do mesmo apresentava uma lente Leica. Uma Elmar f=5cm 1:3.5 montada numa Leica M3, que não sendo a primeira Leica que Orlando Ribeiro utilizou (Um auto-retrato de 1940 mostra uma Leica pre-M [uma III?] e a M3 só surge em 1954), é uma das mais emblemáticas máquinas fotográficas de sempre. Esta evidência fez-me procurar ainda mais sobre este fotógrafo e dei de caras rapidamente com o excelente site dedicado a Orlando Ribeiro.
Aconselho vivamente a darem uma visita ao site embora lamente a forma demasiado institucional que apresenta, enchendo as páginas com texto sobre os valorosos propósitos a que se propuseram os autores do site, em vez de realmete mostrarem o conteúdo interessante. Falta-lhes perceber a Web não é um sítio de intenções mas de acções. Apesar deste pequeno defeito na construção do site, pode-se ficar a saber mais sobre a vida de Orlando Ribeiro e o papel que a fotografia teve no seu trabalho e inclusive encontrar algumas das mais de 10 000 fotografias obtidas por Orlando Ribeiro nas suas viagens. Esperemos que mais estejam disponíveis brevemente.