Winter School: Primeiro Dia

O primeiro dia da Winter School em Ciências da Complexidade já passou. Estou bastante satisfeito com a turma de alunos que se inscreveram este ano. Bastantes alunos de Doutoramento, quer nacionais quer estrangeiros. Atentos e curiosos. Muito bom! As sessões correram naturalmente. A sessão prática durante a tarde foi mais veloz que pensava (2h correm depressa demais), mas serviu para começar a “meter as mãos na massa” e a mexer nos problemas que afectam o dia a dia dos estudiosos de redes. A próxima sessão deverá ser sobre R, statnet e Pajek na quinta-feira. As sessões plenárias estão a ser gravadas em vídeo (HD Rules baby) e penso que posteriormente estarão disponíveis. Aguardem um pouco.

Este ano não há blog oficial da Winter School como no ano passado, mas em todo o caso foi giro verificar um fenómeno de auto-organização em torno do Google Wave. A turma começou já a utilizar o Wave para tomar notas e apontamentos de forma colectiva. Penso que no futuro este será o tipo de utilização mais interessante, embora um Wave com 20 pessoas se torne um pouco caótico por vezes (algo que a auto-organização corrigirá.)

Amanhã, terça-feira, chegam os restantes speakers e o dia vai ser marcado por sessões do James Sterbenz, do John Symons e do Gergely Palla. Um luxo!