A experiência social por excelência a que se propunham os criadores do Second Life é um fracasso (só não é para os Zelots e para a Presidência da República). Ao ler um artigo sobre o porquê do falhanço do Second Life (que se centrava mais na nova interface v2.0) houve um pormenor que me chamou a atenção: Só 1% dos novos utilizadores registados regressa ao Second Life. Isto é como ter uma website com um bounce rate de 99%. E este é um valor que eu achei surpreendentemente alto.
O que é então que faz alguém, que se deu ao trabalho de registar no SL, desistir tão rapidamente? Será a falta de users? Será a dificuldade dos 1500 botões e menus da interface? Será 99% do espaço estar transformado num gigantesco shopping? Será porque algo mais que a vagabundagem necessita de dinheiro verdadeiro?
Não sei… mas penso que não haverá SL durante muito mais tempo. O futuro passará por sistemas híbridos de realidade aumentada e a menos que o Second Life se converta para novas plataformas e ligações com o mundo real, não vejo muito espaço para este mundo virtual na internet da nova década.